Planos de ementas no desporto

  -  Blog   -  Planos de ementas no desporto
Nutricionista desportiva

Planos de ementas no desporto

            A alimentação tem um papel crucial no rendimento desportivo dos atletas. Desta forma, o Nutricionista na área desportiva tem um cargo importante no planeamento da alimentação dos atletas, sobretudo antes, durante e após os treinos e competições.

            Neste artigo pretendemos demonstrar uma das nossas funções, enquanto nutricionistas, de clubes de formação de atletas: a elaboração de planos de ementas para os dias de treinos e de competição. Na figura seguinte encontra-se um plano de ementa para a refeição correspondente às três horas anteriores à competição, considerando que a refeição em questão é o almoço e a competição tem início pelas 15 horas.

Figura 1: Plano de ementa para a refeição correspondente às três horas anteriores à competição, considerando que a refeição em questão é o almoço e a competição tem início pelas 15 horas.

            Analisando o plano de ementa acima verifica-se que o almoço deverá ser constituído por 1 tigela de sopa de legumes de 250 gramas, meio prato de esparguete cozido (126 gramas) com 1 lata de atum em água e 1 ovo cozido e, por fim como sobremesa 1 banana média, correspondente a 124g. A bebida escolhida foi a água. Nesta refeição o atleta ingere 20,9 gramas de proteína e 55,1 gramas de hidratos de carbono, o que vai de encontro às recomendações estabelecidas.

NOTA: De salvaguardar que o plano de ementa em questão foi elaborado tendo em conta um jovem atleta, não podendo ser generalizado a atletas de escalões inferiores ou superiores. Cada plano de ementa deverá ser elaborado e personalizado, tendo em conta o atleta ou a equipa em questão.

Referências Bibliográficas:

  1. Fueling strategies to optimize performance: training high or training low?. Scandinavian journal of medicine & science in sports , 20 (s2), 48-58;
  2. Goios A, Martins ML, Oliveira A, Afonso C, Amaral T.; Pesos e Porções de Alimentos; Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; 2014;
  3. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge; Tabela de Composição dos Alimentos Portuguesa; Disponível em: https://insa.foodcase.ch/#; acedido a 07/01/2020.