Receita – Waffles de batata-doce e coco

  -  Dica   -  Receita – Waffles de batata-doce e coco
Waffles de batata-doce e coco

Receita – Waffles de batata-doce e coco

Esta receita é para todos aqueles que adoram waffles e gostariam de as incluir em qualquer lanche! Pode optar por esta receita de waffles de batata-doce e coco como alternativa ao seu lanche saudável, sem um elevado aporte de calorias “vazias”, em comparação com as waffles tradicionais … Assim, esta é a receita ideal para confecionar em casa com toda a família… Entretanto gostaríamos de saber se já experimentaram a nossa receita de panquecas integrais de maçã sem ovo… O que acharam? Queremos ver as vossas fotos no Facebook da NUTRIDUC!

E por que razão deve incluir a batata-doce na sua alimentação?

A receita que lhe propomos inclui batata-doce, um alimento que é, atualmente, muito utilizado em variadas receitas. Apesar de ser mais calórica do que a batata comum, pelo facto de conter mais açúcar, tem mais fibra e é ainda uma excelente fonte de vitamina A! No entanto, com isto não queremos dizer que deve abolir a batata comum da sua alimentação… Nada disso! Queremos sim incutir-lhe que deve variar o mais possível a sua alimentação. E, por isso, incluir os dois tipos de batata no seu dia alimentar, tal como dita uma Alimentação Saudável!

Ingredientes (5 porções):

  • 8 colheres de sopa de farinha de trigo integral
  • 100ml de leite magro
  • 3 batatas-doce médias (aproximadamente 600g)
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de adoçante stevia em pó (opcional)
  • 4 colheres de chá de canela em pó
  • 5 colheres de chá de coco ralado
  • 1 colher de sopa de azeite

Preparação:

  1. Coza as batatas-doce, esmague até ficar em puré e deixe arrefecer;
  2. Pré-aqueça a máquina de waffles;
  3. Unte a máquina com a colher de sopa de azeite;
  4. Junte os restantes ingredientes, exceto o coco, com o puré de batata-doce até formar uma mistura homogénea;
  5. Cubra, com a mistura, um dos lados do interior da máquina de waffles;
  6. Feche a máquina e deixe cozinhar;
  7. Retire as waffles;
  8. Polvilhe com coco ralado
  9. Deixe arrefecer e sirva.

Para concluir, segue-se a informação nutricional de uma waffle de batata doce e coco e respetiva análise, com recurso ao Descodificador de Rótulos da Direção-Geral da Saúde. Desta forma, percebemos que uma waffle tem 299kcal, um teor baixo de gordura saturada e um teor médio de gordura total e açúcar. Para além disso, ao ingerir uma waffle obtemos 8 gramas de proteína e 6 gramas de fibra.

Figura 1: Informação nutricional de uma porção da receita e respetiva análise com recurso ao descodificador de rótulos da Direção-Geral da Saúde.