Leitura de rótulos

  -  Blog   -  Leitura de rótulos

Leitura de rótulos

Uma das grandes dificuldades de muitas pessoas é a leitura de rótulos de produtos alimentares. Para colmatar isto a Direção-Geral da Saúde lançou um descodificador de rótulos para alimentos e bebidas, que se encontra na imagem acima.

O desafio de hoje passa por analisarem um rótulo de um produto alimentar que tenham na vossa despensa. Ora, comecemos então pela lista de ingredientes! Esta encontra-se ordenada de forma decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que existe em maior quantidade no produto e o último em menor quantidade.

Se repararmos bem para a lista de ingredientes vemos ainda que alguns dos ingredientes se encontram a negrito. Isto significa que esses ingredientes são alergénios alimentares, ou seja, são substâncias ou produtos capazes de provocarem reações alérgicas ou intolerâncias em certas pessoas. Além disso, temos ainda, no rótulo de alguns produtos alimentares, a menção “Pode conter vestígios de…”, que remete para os alergénios que o produto pode ter na sua composição que, apesar de ser em pequenas quantidades pode desencadear reações alérgicas em alguns indivíduos.

No que respeita à interpretação da declaração nutricional, com recurso ao descodificador de rótulos da Direção-Geral da Saúde rapidamente deciframos se determinado produto alimentar tem um teor de gordura, gordura saturada, açúcar e sal nos parâmetros alto, médio ou baixo. Assim, torna-se mais fácil categorizar os géneros alimentícios quanto à sua frequência de consumo.

De qualquer maneira e dada a grande variedade de produtos alimentares existentes no mercado será sempre preferível consultar um nutricionista para qualquer dúvida acerca deste tema.

Fonte: Direção-Geral da Saúde