Alimentação saudável nas crianças

  -  Blog   -  Alimentação saudável nas crianças
Nutrição em escolas

Alimentação saudável nas crianças

            Os pais e a escola desempenham o papel de modelo, na medida em que as crianças imitam o comportamento dos pais e professores, o que pode ser igualmente aplicado à alimentação. Desta forma, é fundamental que a alimentação escolar seja saudável e que a criança observe escolhas adequadas por parte dos seus modelos.

            Neste sentido, em outubro de 2019 foi lançado pela Direção-Geral da Saúde um manual com recomendações para o fornecimento de uma alimentação saudável em creches. De reter as seguintes mensagens:  

  • Oferecer à criança apenas alimentos incluídos na Roda dos Alimentos;
  • Incentivar a ingestão de um pequeno-almoço completo constituído por laticínios (leite, queijo, iogurte), cereais e derivados, de preferência integrais e fruta em natureza e da época;
  • Promover o consumo de merendas compostas por laticínios, cereais e derivados integrais e/ou fruta;
  • Privilegiar nas refeições principais a ingestão de sopa de hortícolas, prato principal com inclusão de hortícolas crus ou confecionados e fruta;
  • Oferecer água como bebida, ao invés de refrigerantes, sumos naturais, entre outros.

            Posto isto, é essencial que as refeições fornecidas às crianças em creches, infantários, IPSS´s e outros estabelecimentos de ensino sejam planeadas por nutricionistas. Desta forma, asseguramos o fornecimento de uma alimentação mais saudável às nossas crianças.

Fontes: Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física e Direção-Geral da Saúde.